O diferencial do CT-e Globalizado é que ele possui um indicador que permite a inclusão de várias Notas Fiscais originadas de uma mesma Coleta ou destinadas a uma única Entrega.


Para emitir um Conhecimento Globalizado, é necessário seguir estas 4 regras:

  1. O transporte deve ser Estadual;
  2. O CT-e deve ter como tomador apenas o Remetente ou o Destinatário;
  3. Deve haver vínculo de, no mínimo, 5 (cinco) Notas Fiscais Eletrônicas de CNPJ's distintos;
  4. Deve ser informado no campo de Razão Social do Destinatário ou do Remetente, conforme a forma de emissão, a literal "DIVERSOS" (sem as aspas).




Várias Coletas para um mesmo Destinatário


Situação de Exemplo: vamos supor que uma Transportadora receba ou colete mercadorias de no mínimo 5 Remetentes diferentes, porém tenham em comum um único Destinatário.

Para este caso, pode ser gerado um único CT-e Globalizado, desde que todos os Remetentes e o Destinatário pertençam ao mesmo Estado. Neste tipo de CT-e, o Tomador (Responsável pelo Pagamento) deve ser sempre o Destinatário.

Importante: Se uma das mercadorias coletadas tenha o Remetente como Tomador, este não poderá ser incluído no CT-e Globalizado, devendo ser gerado um Conhecimento específico para este caso.


Seguindo este exemplo, acesse a tela de Emissão de CT-e através da opção correspondente disponível na Barra de Favoritos do sistema.

 Na tela de Emissão de Conhecimento, selecione a sua Empresa como "Remetente" e informe o "Destinatário" como o Responsável pelo Pagamento. No quadro Outras Informações, defina a opção "Sim" para o campo "Globalizado".





Várias Entregas originadas de um mesmo Remetente


Situação de Exemplo: suponha que uma transportadora coletou ou recebeu mercadorias de um único Remetente para serem entregues para, no mínimo, 5 Destinatários diferentes.

Para casos assim, também é permitido que seja gerado um CT-e Globalizado, sendo que nesta situação, o Tomador (Responsável pelo Pagamento) deve ser sempre o Remetente.

Importante: Se porventura houver uma ou mais Notas Fiscais cujo Tomador é o Destinatário, esta deve ser incluída em um CT-e distinto.


Seguindo este exemplo, acesse a tela de Emissão de CT-e através da opção correspondente disponível na Barra de Favoritos do sistema.

 Na tela de Emissão de Conhecimento, selecione a sua Empresa como "Destinatário" e informe o "Remetente" como o Responsável pelo Pagamento. No quadro Outras Informações, defina a opção "Sim" para o campo "Globalizado".