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Configurações do SPED Contribuições


Antes de realizar a geração do SPED Contribuições, é necessário definir algumas configurações no sistema, tais como as Configurações Gerais para o SPED e o Cadastro do Plano de Contas (para Envio do Registro 0500).

Vamos iniciar com a parametrização geral através da tela de Parâmetros Globais.


Na tela de Configuração dos Parâmetros Globais, aba SPED | Parâmetros, busque pelo parâmetro SPED_INCIDENCIA_OPERACAO e clique no botão "Alterar". No campo "Valor", selecione a Incidência da Operação utilizada pela Empresa, de acordo com a orientação repassada pela sua Contabilidade.



É possível também definir um Diretório para Exportação dos arquivos através do parâmetro SPED_PISCOFINS_DIR_ARQUIVOS. Após localizar este parâmetro, clique no botão simbolizado pela lupa no campo "Diretório Inicial" e configure-o. Para definir uma nomenclatura padrão ao arquivo, selecione as opções disponíveis no campo "Tags" e confirme a operação em seguida.

→ Se houver alguma Empresa Filial cadastrada no sistema, é possível configurar o parâmetro SPED_PISCOFINS_FILIAIS, para que estas Filiais sejam contidas no SPED Contribuições gerado pela Empresa Matriz.



Após definir as configurações desejadas, prossiga para a sub-aba Configurações do SPED | Contribuições. Nesta sub-aba, é necessário configurar as informações de acordo com os Blocos e Registros do SPED. Verifique com o responsável pela contabilidade da Empresa quais Registros precisará enviar e realize o preenchimento deles.





Cadastro do Plano de Contas


Para realizar o Cadastro de Plano de Contas, acesse o menu Operações | Cadastros Contábeis | Plano de Contas.



Na tela de Cadastro de Plano de Contas, clique no botão "Incluir" e preencha a Descrição para o Plano de Contas. Em seguida, no quadro Contas Contábeis, clique no botão "Incluir" e realize o cadastro das respectivas Contas que serão utilizadas.


O preenchimento das Contas Contábeis deve ser realizado de acordo com a orientação da Contabilidade da sua Empresa.



Após cadastrar as Contas Contábeis, acesse a tela de Configurações de Códigos Contábeis - SPED Contribuições (menu Operações | Cadastros Contábeis). Nesta tela, selecione o Plano de Contas a ser utilizado.



Em seguida, clique no botão "Incluir" para adicionar os Registros e os respectivos Códigos a serem enviados no SPED.



No campo "Registro", selecione o registro do SPED (de acordo com os Documentos que a empresa utiliza) e, no campo "Código Reduzido Padrão", selecione o Código Contábil a ser enviado.





Geração do Arquivo Magnético SPED EFD - Contribuições


Depois de realizar as parametrizações citadas nos itens anteriores, acesse o menu Utilitários | Exportação | SPED EFD - Contribuições (PIS/COFINS) - Geração do Arquivo Magnético. Informe o Período para o qual será gerado o SPED Contribuições, o Tipo de Escrituração, a Incidência e os demais dados. Clique no botão "Gerar Arquivo Magnético" para que o arquivo seja gerado e salvo na pasta selecionada.


Após gerar o SPED Contribuições, envie-o para a sua contabilidade para que o arquivo seja validado.





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