Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Para realizar a Emissão de um Conhecimento de Transporte com o Tipo de Serviço de Subcontratação ou Redespacho, deve-se primeiro ter em mãos o documento emitido pela Empresa que contratou os serviços da sua transportadora.

Caso possua dúvidas sobre como realizar o preenchimento do Conhecimento de Transporte, verifique aqui o Manual de Emissão, de acordo com o Modal que precisa incluir.

O procedimento é o mesmo para todos os modais de CT-e (Rodoviário, Aéreo, Aquaviário e Multimodal) nas respectivas telas de Emissão. (piscar o olho)


Para emitir um Conhecimento de Subcontratação ou Redespacho, acesse a tela de Emissão de CT-e através da opção correspondente disponível na Barra de Favoritos do sistema.

Na tela de Emissão de Conhecimento, selecione a opção "CT-e de Redespacho/Subcontratação através de CT-e | Via ixml.com.br" no menu do botão "Incluir".



Na tela de Importação de CT-e via ixml.com.br, defina os itens de busca utilizando as opções de filtro dos campos "Opções de Busca", "Listar Apenas" e "Limitar Quantidade".


CamposDefinição
Opções de BuscaPermite definir através de quais informações deseja filtrar os lançamentos, se pela Busca inteligente ou por outros dados, como da Empresa, Emitente, Destinatário ou Placa do Veículo.
Listar ApenasDefine quais documentos devem ser filtrados, se os "Documentos Não Importados", "Documentos Importados" ou "Todos os Documentos".
Limitar QuantidadeDefine a quantidade de registros que devem ser importados e listados no grid.


Em seguida, clique no botão "Localizar" para listar os Conhecimentos de Transportes que se enquadram nos critérios de busca selecionados. Marque os registros que devem ser importados para a Emissão do CT-e e clique no botão "Importar Documentos".

Neste exemplo, buscamos pelo CT-e de Número 67911.



Ao importar o Conhecimento de Transporte, deve-se escolher o Tipo de Serviço para a Emissão, se Subcontratação ou Redespacho.

Como o preenchimento do Conhecimento é o mesmo para ambos os Serviços, para este documento de exemplo vamos utilizar o Tipo de Serviço "Subcontratação". (wink)


Ao selecionar e confirmar o Tipo de Serviço, os dados do Conhecimento são importados. Para este tipo de Emissão, é necessário que seja indicado o Responsável pelo Pagamento (Pagador do Frete) como o "Expedidor", que equivale ao Emissor do Documento Anterior (e à Empresa que contratou a sua para a realização do transporte).

Informe o Expedidor no campo correspondente e selecione ele como Responsável pelo Pagamento.



Na aba Parte 2 - Dados do Modal, verifique as Cidades de Origem e Destino e adicione o Veículo e o Motorista.


De acordo com a Nota Técnica 2018/001, estão previstas as seguintes alterações:

  • Se o Tipo de Serviço for igual a Subcontratação: - Os CT-e's informados em DocAnt (chCTe) devem possuir o mesmo Código de Município de Início e Fim de prestação do CT-e de Subcontratação.


Resumindo: os Municípios de Início e Fim de Prestação devem ser exatamente os mesmos informados no Documento Anterior.

Caso os Municípios estejam incorretos, é preciso solicitar ao Emissor do documento que efetue o Cancelamento deste e emita um novo com os dados corretos;

→ Se for realizada a alteração dos Municípios durante a Emissão de um CT-e de Subcontratação, é retornada a seguinte Rejeição ao transmiti-lo para a SEFAZ:


Rejeição: Município de início e fim de prestação do CT-e de subcontratação devem ser iguais ao CT-e subcontratado.


Para Conhecimentos emitidos com o Tipo de Serviço "Redespacho", a alteração dos Municípios pode ser efetuada.


Na aba Parte 3 - Documentos | Documentos Referenciados, o Conhecimento de Transporte importado para esta Emissão já estará vinculado.

 Nenhuma alteração é necessária nesta sub-aba. Prossiga para a aba Parte 4 - Cálculo do Frete, para realizar a inclusão dos Valores do Frete e proceder com a finalização do Conhecimento.





  • No labels