Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

O procedimento para a Emissão de um CT-e de Anulação é o mesmo para todos os modais de CT-e's (Rodoviário, Aéreo, Aquaviário e Multimodal) nas respectivas telas de Emissão.

Para a Emissão de um CT-e OS de Anulação, acesse o menu Operações | Emissão de CT-e | Outras Formas de Emissões | Emissão de CT-e OS de Anulação.

Importante: O CT-e de Anulação não pode ser Cancelado.


As Emissões com a Finalidade "Anulação" só podem ser realizadas quando:

O Tomador do Serviço não é Contribuinte de ICMS: neste caso, deve ser solicitada uma Declaração de Anulação de Valores a ele;

Houver o Evento da Prestação do Serviço em Desacordo vinculado: neste caso, deve ser emitido um CT-e de Anulação e um CT-e de Substituição, respectivamente.

. Quando há este Evento vinculado, é possível alterar o Tomador do Serviço na Emissão do CT-e Substituto.

Para emitir um Conhecimento de Transporte de Anulação, acesse a tela de Emissão de CT-e através da opção correspondente disponível na Barra de Favoritos do sistema. Na tela de Emissão de Conhecimento, selecione a opção "CT-e de Anulação" no menu do botão "Incluir".



Ao acessar esta opção, é aberta uma tela para selecionar o CT-e que deve ser Anulado. Configure os filtros conforme a sua necessidade, clique no botão "Localizar" e selecione o CT-e correspondente, confirmando a operação em seguida.



Após selecionar o documento que deve ser Anulado, é aberta a tela de Finalização do Conhecimento, onde é preciso preencher a Data da Declaração de Anulação feita pelo seu cliente. Informe-a e clique no botão "Confirmar".



Ao finalizar o Conhecimento, o sistema exibe uma mensagem perguntando se o usuário deseja gerar o CT-e. Caso escolha a opção "Não", ele poderá ser gerado posteriormente através da opção "Gerar/Enviar" do botão "CT-e".




  • No labels