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Verifique o nosso Checklist para Emissão de CT-e / MDF-e, assim você pode conferir se possui todas as informações necessárias, evitando possíveis erros durante a Emissão.


Índice




Cadastro da Seguradora


Desde a alteração do layout para a versão 3.0, é solicitado o envio dos dados da Seguradora e do Número da Apólice (RCTR-C - Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) na Emissão de MDF-e Rodoviário.

 Para iniciarmos a parametrização, faz-se necessário primeiramente cadastrar a Seguradora como um Cliente. Para isto, acesse o menu Operações | Clientes, e cadastre a sua Seguradora.


Estes dados tornam-se obrigatórios quando há CT-e's vinculados ao MDF-e Rodoviário.

Em caso de NF-e, o preenchimento é facultativo.




Parametrização Global para Emissão de MDF-e


Para realizar a parametrização do sistema, acesse a tela de Configuração dos Parâmetros Globais (menu Operações | Parâmetros Globais), aba MDF-e | Configurações de Emissão.

No quadro Série Padrão, defina a Série que deve ser utilizada na Emissão dos MDF-e's.


Caso já trabalhe com outro sistema, preencha o campo "MDF-e" do quadro Série Padrão com a mesma informação que já consta nos seus MDF-e's emitidos.

Se estiver realizando as configurações para a primeira Emissão Eletrônica, confirme qual a Série que deve utilizar com o responsável pela contabilidade da sua empresa, sendo que a mais comum é a Série "1".


No quadro Configurações Específicas do Manifesto/MDF-e, a Unidade de Medida padrão é "Kg", porém, pode ser alterada para "Ton" se for necessário. É possível configurar um Contratante do Serviço de Transporte e o Tipo do Transportador padrões.

No quadro Dados do Seguro, informe o Responsável pelo Seguro (sendo possível configurar o Emitente ou o Contratante do Serviço) e, no campo "Seguradora", clique na lupa e efetue a pesquisa pela Seguradora cadastrada e informe o número da Apólice. Se for necessário inserir alguma Observação para o MDF-e, preencha-a no campo "Observação Padrão".



O sistema também permite que o arquivo XML e PDF do DAMDFE seja gerado e salvo automaticamente após a autorização do MDF-e.


Para realizar esta configuração, ainda na aba MDF-e, acesse a sub-aba Envio/Gravação do XML/PDF e clique em "Alterar". No quadro Geral, clique no botão de indicação de continuidade ("...") no final do campo "Diretório para salvar o XML e o PDF do DAMDFE" - caso já tenha sido definido um diretório padrão na tela de Cadastro de Empresas, aba Documentos Fiscais Eletrônicos, este campo estará preenchido com a mesma configuração, não sendo necessário refazê-la.


Para salvar automaticamente os arquivos PDF, marque o item "Gravar o PDF do DAMDF-e após receber a autorização de uso". A gravação automática dos arquivos XML pode ser habilitada selecionando as opções disponíveis no campo "Gravar o XML de". Após realizar todas as configurações, clique no botão "Confirmar".



Outra opção de configuração é a apresentação de uma mensagem ao usuário na Finalização do CT-e, perguntando se o MDF-e deve ser gerado para o Conhecimento. 


Para realizar esta configuração, clique na aba CT-e / Minuta de Conhecimento | Configurações do Documento | Valores Padrões Pós Emissão, quadro Manifesto / Contrato de Transporte e, no campo "Após a Finalização do Conhecimento", selecione a opção "Perguntar".

Caso prefira que o documento seja gerado automaticamente após a Finalização do CT-e, selecione a opção "Gerar MDF-e".


Quando os dados do Veículo e do Motorista estiverem informado na aba Parte 2 - Dados do Modal na Emissão de CT-e, eles serão importados para o MDF-e ao realizar o vínculo dos documentos.





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