Árvore de páginas
Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Este documento é direcionado aos clientes que precisam ativar a Emissão em Contingência no sistema, devido a problemas técnicos nos servidores da SEFAZ. Vale lembrar que a mensagem apresentada ao tentar validar um documento "Não foi possível comunicar-se com a SEFAZ. Efetue uma nova tentativa mais tarde ou ative o suporte à Emissão em Contingência", pode ser gerada por alguma configuração da máquina ou por problemas na comunicação do Certificado Digital, não sendo necessário ativar a Emissão em Contingência.


Índice




Emissão através da SVC (Sefaz Virtual de Contingência)


A Emissão através da SVC funciona para CT-e, NF-e e MDF-e.


Esta opção funciona somente quando a SEFAZ ativa os Servidores de Contingência (SVC). Para habilitar o suporte para a Emissão de Documentos Fiscais em contingência, acesse o menu Cadastros | Cadastro de Empresas, clique na aba Documentos Fiscais Eletrônicos e marque o item "Suporte a emissão em Contingência" no quadro respectivo ao documento a ser emitido (CT-e, NF-e e/ou MDF-e). Para exemplificar, na imagem abaixo foi habilitado o suporte a emissão de CT-e's em Contingência.





Emissão através do FS-DA (Formulário de Segurança - Documento Auxiliar)


A configuração para Emissão em Contingência através do FS-DA é disponibilizada somente para CT-e's.

Para a Emissão de NF-e's em Contingência, é efetuada uma tentativa no servidor SVC e, caso retorne algum erro, é feita uma nova tentativa através do FS-DA.


Ao utilizar esta forma de Emissão, os CT-e's não são transmitidos para SEFAZ e ficam armazenados apenas no sistema, tornando obrigatório seu reenvio em até 15 dias após a data de Emissão.


Atenção

Esta forma de Emissão é prevista pela SEFAZ e deve ser impressa em Papel Moeda.


Para ativar este modo de emissão no sistema, é necessário ativar o parâmetro correspondente através do menu Cadastros | Parâmetros Globais. Na tela de Parâmetros Globais, aba CT-e / Minuta de Conhecimento | Parâmetros, busque pelo parâmetro CTE_CONTINGENCIA e clique no botão "Alterar". No campo "Valor", selecione a opção "Suporte a emissão Offline em Contingência (FS-DA)" e clique em "Confirmar".





  • Sem rótulos