Índice




Para cadastrar um novo Cliente ou Fornecedor no sistema, acesse o menu Cadastros | Clientes e Fornecedores.

Na tela de Cadastro de Clientes e Fornecedores, são apresentadas três opções para cadastro ao clicar no botão "Incluir", sendo "Pessoa Física", "Pessoa Jurídica" e "Pessoa Estrangeira".

  • Também há a opção "Importar dados de Contato" para possibilitar que os Contatos cadastrados no sistema sejam transformados em Clientes/Fornecedores.





Cadastro de Pessoa Física


Ao selecionar a opção "Pessoa Física", são necessárias algumas informações para a validação dos documentos perante a SEFAZ.

Para este cadastro, é necessário preencher os campos relacionados ao CPF, Nome, CEP, Endereço, Número, Bairro, Código do IBGE, Cidade/UF e o Indicador de Contribuição do ICMS.

       
  • Para Pessoa Física, o campo "Indicador de Contribuição do ICMS" deve ser preenchido com a opção "Não Contribuinte". Para um Produtor Rural que possua Inscrição Estadual ativa, pode ser configurado como "Contribuinte do ICMS".
  •  

Na aba Outras Informações, marque a Modalidade "Cliente" e, caso este cadastro seja do Proprietário de um Veículo, marque também a modalidade "Proprietário/Arrendatário".

  • Preencha os demais campos de acordo com a documentação fornecida pelo Proprietário no quadro de Informações Específicas para Proprietários de Veículos, confirmando a operação em seguida.





Cadastro de Pessoa Jurídica


Ao selecionar a opção "Pessoa Jurídica", são necessárias algumas informações para a validação dos documentos perante a SEFAZ.

Para este cadastro, preencha o CNPJ, clique no botão "Consultar dados de Pessoa Jurídica" e escolha uma forma de importação.

       
  • Ao utilizar a importação via Receita Federal, é necessário preencher a Inscrição Estadual manualmente (quando houver);
  •            
  • O Sintegra pode ser utilizado apenas para a visualização dos dados. Para utilizá-lo, é preciso informar o CNPJ da Empresa, a Cidade e a UF.



Ao optar pelo preenchimento manual, é necessário preencher os campos relacionados ao CNPJ, Razão Social, CEP, Endereço, Número, Bairro, Código do IBGE, Cidade/UF e o Indicador de Contribuição do ICMS.

Para Pessoa Jurídica, deve-se confirmar com o Cliente em qual Indicador de Contribuição do ICMS ele se enquadra. No sistema, este campo possui as seguintes opções:

  • Contribuinte do ICMS: quando o Cliente possui uma Inscrição Estadual ativa;
  • Não Contribuinte: em casos onde o Cliente possui a Inscrição Estadual com o status "Baixada" ou não possui uma Inscrição Estadual;
  • Isento de Inscrição: quando o Cliente não possui Inscrição Estadual. Há alguns Estados que não aceitam o tipo de Contribuição como "Isento", sendo necessário informar como "Não Contribuinte".

Na aba Outras Informações, marque a Modalidade "Cliente" e, caso este cadastro seja do Proprietário de um Veículo, marque também a modalidade "Proprietário/Arrendatário".

 
  • Preencha os demais campos de acordo com a documentação fornecida pelo Proprietário no quadro de Informações Específicas para Proprietários de Veículos, confirmando a operação em seguida.





Cadastro de Pessoa Estrangeira


Ao selecionar a opção "Pessoa Estrangeira", são necessárias poucas informações para a validação dos documentos perante a SEFAZ.

Para este cadastro, é necessário preencher apenas os campos relacionados ao Documento de Identificação e o Nome/Razão Social.

  • Por padrão, o Código do IBGE, Cidade e UF são preenchidos automaticamente com os valores "999999", "EXTERIOR" e "EX", respectivamente.

Na aba Outras Informações, marque a Modalidade "Cliente" e confirme a operação.





Não encontrou o que precisava? Clique aqui para solicitar atendimento ao nosso Suporte Técnico.

Horário de Atendimento (Horário de Brasília):

Segunda a Sexta: das 8:00 às 18:00 (exceto feriados| Sábado: das 8:00 às 12:00.




  • No labels