Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Este documento aborda como efetuar o Cancelamento de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais.

 O procedimento é o mesmo para todos os Modais de MDF-e's (Rodoviário, Aéreo e Aquaviário) nas respectivas telas de Emissão. Para exemplificar, vamos realizar o Cancelamento Eletrônico de um MDF-e Rodoviário.


É possível solicitar o Cancelamento de um MDF-e desde que não tenha sido ultrapassado o prazo de 24h após a autorização e também que o transporte ainda não tenha iniciado.




Para realizar o Cancelamento Eletrônico de um MDF-e, localize-o no sistema através da tela de Emissão de MDF-e e selecione a opção "Cancelar" no menu do botão "MDF-e". Esta opção também está disponível no item correspondente do Menu da tela.



Ao selecionar esta opção, é apresentada a tela para Registrar os Eventos do MDF-e, contendo o Tipo de Evento, a Data e a Hora atual, a Sequência e a Justificativa. Preencha o campo "Justificativa" e confirme em seguida. Vale lembrar que devem ser preenchidos no mínimo 15 caracteres neste campo.



Quando o Cancelamento é aprovado pela SEFAZ, é retornado ao sistema o status "101 - Cancelamento de MDF-e homologado".


A SEFAZ demora um pouco mais para processar o Evento de Cancelamento de MDF-e, então há casos onde o Cancelamento imediato do CT-e vinculado a ele não é possível, sendo necessário aguardar alguns minutos antes de efetuar uma nova tentativa de Cancelamento para o CT-e.


Quando é detectado que o MDF-e já está fora do prazo de cancelamento, é retornada a rejeição "MDF-e autorizado há mais de 24 horas" para o sistema.




  • No labels