Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Este documento aborda como efetuar o Cancelamento Eletrônico de Conhecimentos de Transporte. Para todos os Modais de CT-e's (Rodoviário, Aquaviário, Aéreo, Multimodal e OS), é realizado o mesmo procedimento na respectiva tela de Emissão. Para exemplificar, será utilizado o Cancelamento Eletrônico de um CT-e Rodoviário.


Não é possível efetuar o Cancelamento de um CT-e que esteja vinculado a um MDF-e Encerrado.

O Cancelamento de um CT-e só pode ser realizado quando ele não possuir vínculo com MDF-e ou quandeste também estiver Cancelado.


Um CT-e não pode ser Cancelado quando o início do transporte já tenha sido verificado em alguma barreira fiscal, onde o Fiscal realiza a consulta do CT-e ou da NF-e vinculada a ele na SEFAZ.


Atualmente, o prazo para o Cancelamento Eletrônico do Conhecimento de Transporte é de 7 dias.

Quando vinculado a um MDF-e, este prazo passa a ser de apenas 24 horas.

Para o Estado do Mato Grosso, o prazo de Cancelamento é de 2 horas.


O registro do Evento de Cancelamento de um CT-e é realizado na tela de Emissão de Conhecimentos. Localize o CT-e a ser Cancelado e clique na opção "Cancelar CT-e" no menu do botão "CT-e". Esta opção também está disponível no item correspondente do Menu da tela.



Ao selecionar esta opção, é aberta a tela de Registro de Evento do CT-e, onde são informados o Evento de Cancelamento, a Data e a Hora, a Sequência e a Justificativa (mínimo de 15 caracteres). Após preencher o campo "Justificativa", confirme a operação.



Quando o Cancelamento é aprovado, a SEFAZ retorna o status "101: Cancelamento de CT-e homologado" para o sistema.


Para visualizar o Evento de Cancelamento de um CT-e, clique no item "Consultar os Eventos do CT-e", disponível no menu do botão "CT-e".



Na tela de Consulta de Eventos do CT-e, são informados os dados do Cancelamento e qual Usuário o efetuou.





  • No labels