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Após registrar o software CT-e Prático junto à Bsoft, é preciso realizar as primeiras configurações no sistema.

Inicie com o cadastro da sua Transportadora como Empresa Principal, definição do Certificado Digital e do Ambiente de Emissão para os Conhecimentos e Manifestos.


Para configurar os dados da sua Empresa, acesse o menu Operações | Cadastro de Empresas. Por padrão, o sistema já possui a Empresa 001 cadastrada, sendo assim, clique no botão "Alterar" e realize o preenchimento dos dados da aba Parâmetros Gerais.



Cadastro de Empresas: Campos Obrigatórios

  • Razão Social;
  • Endereço/Logradouro;
  • Número;
  • Bairro;
  • Código do IBGE, Cidade e UF (clique na lupa do campo "Cód. IBGE" e localize a sua Cidade);
  • CEP;
  • Telefone;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual (preencha apenas com números);
  • Regime Tributário.


Para Emissões de CT-e Rodoviário, deve ser informado o Número do RNTRC, emitido pela ANTT.

Preencha-o com 8 dígitos e, caso hajam 9 dígitos, o 0 (zero) à esquerda pode ser omitido.


Para Emissões de CT-e OS (Outros Serviços), os seguintes dados devem ser informados:

  • Termo de Autorização de Fretamento (TAF): utilizado quando a Empresa realiza transportes interestaduais;
  • Número do Registro Estadual: utilizado quando a Empresa realiza transportes dentro do Estado.


Ao finalizar o preenchimento das informações, o Logotipo da sua Empresa pode ser adicionado nesta mesma aba, 
através do botão "Adicionar Imagem". O Logotipo configurado é utilizado nas impressões do DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico), do DAMDFE (Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) e nos cabeçalhos dos relatórios do sistema. Podem ser adicionadas imagens nos formatos JPG ou BMP.



No quadro Dados do Contador, é possível efetuar o cadastro do Contador da sua empresa. Estes dados devem ser preenchidos quando o SPED for gerado através do sistema, sendo necessário ter em mãos o CRC do Contador.


Para realizar o cadastro, clique no botão de adição "(plus)" do campo "Nome", selecione o tipo de Pessoa "Física" e realize o preenchimento dos dados. Para adicionar o CRC ao cadastro, clique na sub-aba Atributos, selecione o grupo "Dados Adicionais" no menu do botão "Incluir" e insira o valor no atributo "ATRI_CONTADOR_CRC", confirmando a operação em seguida.




Na aba Módulos | Integrações, há a opção "Integrar os Lançamentos das Ocorrências do Conhecimento com o Módulo Online Localiza Carga". Caso tenha adquirido o módulo do Localiza Carga, pode habilitar esta opção, se não, mantenha-a desmarcada.



Na aba Documentos Fiscais Eletrônicos, defina as seguintes informações:

Número de Série do Certificado: clique no botão simbolizado pela lupa para selecionar o Certificado Digital que será utilizado nas Emissões de Conhecimentos e Manifestos;

→ Ambiente de Emissão: é possível configurar este campo com a opção "Produção" ou "Homologação" para a Emissão de CT-e's e MDF-e's. Caso a Secretaria da Fazenda do seu Estado exija a Emissão de Conhecimentos de Transporte Eletrônicos em ambiente de Homologação para o processo de credenciamento, configure-o no campo “Ambiente”. Se a sua empresa já estiver credenciada, altere a opção do campo "Ambiente" para "Produção";

 Diretório para salvar o XML e o PDF: clique no botão simbolizado pela indicação de continuidade ("...") para definir os diretórios padrões onde devem ser salvos os arquivos XML e PDF do DACTE e do DAMDFE (leia mais sobre a configuração de Diretórios clicando aqui).


A SEFAZ disponibiliza dois ambientes para a Emissão de documentos fiscais:

Homologação: este é um ambiente de testes e os documentos nele emitidos não possuem validade fiscal.

Produção: os documentos emitidos neste ambiente possuem validade fiscal.



Confirme o cadastro da Empresa Principal e, caso possua Filiais, adicione-as clicando no botão "Incluir".




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