Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata
Índice




Cadastro de Contas de E-mail


Para incluir Contas de E-mail no sistema, acesse a tela de cadastro através do menu Operações | Contas de E-mail.



No menu do botão "Incluir" deste tela, estão disponíveis algumas pré-configurações para os Servidores de E-mail mais comuns. Para exemplificar, utilizaremos a pré-configuração via "Gmail".



Ao selecionar uma das opções disponíveis no menu do botão "Incluir", o quadro Configurações do servidor é automaticamente preenchido. Para empresas que utilizam outros Servidores de E-mail, é necessário clicar diretamente sobre o botão "Incluir" e preencher manualmente os dados das Configurações do servidor.

  Verifique se há a necessidade de alterar a Porta de Conexão e, em seguida, informe a Descrição do E-mail, o E-mail, o Login (normalmente o E-mail e o Login são iguais) e a Senha. Após preencher todos os campos, clique no botão "Confirmar".


As configurações via "Gmail" exigem a Verificação em Duas Etapas, por questão de segurança. Confirme se esta configuração está ativa em seu E-mail e crie uma senha específica para Login no sistema.



Após finalizar o preenchimento dos campos, clique no botão "Testar Conexão". Esta etapa é importante para verificar a comunicação com o E-mail informado. Caso retorne algum erro de comunicação, confirme se a Senha informada está correta e, principalmente, se o Servidor e a Porta de Conexão estão de acordo com as configurações utilizadas por sua empresa.





Configurações no sistema para Envio de E-mail's


Opcionalmente, é possível parametrizar o sistema para que sejam realizados os envios de E-mail's automáticos após a Emissão do CT-e. A primeira configuração a ser verificada é para quais E-mail's do Cliente serão enviados os documentos (primário, secundário e/ou específicos).


Para que seja realizado o envio de E-mail, faz-se necessária a informação do E-mail do Cliente no respectivo cadastro.


Acesse a tela de Configuração dos Parâmetros Globais, aba Clientes | Parâmetros, e busque pelo parâmetro CLIENTES_EMAIL_ESPECIFICO. Defina a configuração de acordo com a sua necessidade e clique no botão "Confirmar".



Para exemplificar, vamos realizar a configuração para envio de Conhecimentos de Transporte.


Na tela de Configuração dos Parâmetros Globais, acesse a aba CT-e / Minuta de Conhecimento | Envio/Gravação do XML/PDF e, no quadro Configurações dos Envolvidos do E-mail, selecione no campo "Remetente" qual o E-mail que vai realizar o Envio; configure os demais campos conforme a sua necessidade.



Para o CT-e, habilite as opções desejadas no quadro Envio e confirme a operação. Caso não deseje enviar de forma automática, é possível enviar manualmente através da tela de Emissão de CT-e, selecionando a opção correspondente no menu do botão "CT-e" ou através da Exportação de XML/PDF, quando há o filtro por Pagador do Frete.




  • No labels